Natal não é só feito de prendas...e sim de amor! Todos sabemos como é difícil ser educador no mundo de hoje. O aluno não se sente motivado a aprender, não considera interessante o livro e o caderno. Cada vez mais cedo, as crianças entram em contacto com os recursos tecnológicos, passando horas frente à consola de jogos ou ao computador. Mas é preciso enfatizar a importância de brincar e criar para a criança. Neste contexto entra a ludicidade, que pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, facilitando o processo de socialização, de comunicação, de expressão, na construção do pensamento, além de auxiliar na aprendizagem.
Natal também é movimento...energia a circular: - respirar - bater palmas...e rir
Jogo do rei manda...
Andar em bicos de pés, pular e levantar os braços, baixar-se, dobrando os joelhos e, em seguida, saltar projetando - se para cima, andar ao pé coxinho.
Natal é ajudar. O rei manda carregar nos braços um colega! O rei manda carregar um colega às cavalitas!
'Sorrimos por simpatia ou ao cumprimentar, como desculpa ou apreço.' O sorriso é o mais importante vinculo social na linguagem gestual do ser humano.
'O sorriso é a linguagem do amor'
O aluno de trás sussurrava um 'olá', o da frente respondia com um sorriso!
A paz começa com um sorriso!
Inspirar, expirar e ... rir!
Uma boa gargalhada é a luz do sol na sala!
Comboio das prendas! Colocar-se de joelhos, uns atrás dos outros, formando duas filas. Cada um segura no tornozelo do que está à sua frente, avançando em comboio, distribuindo sorrisos e alegria!
As coisas que me fazem sorrir:
- olhar as estrelas do céu -receber a luz do sol e com o nosso corpo formamos estrelas!
Respiramos calmamente , tocamos a nossa cara e sentimo-la: a testa, os olhos, o nariz, a boca, o queixo...como sou perfeito!
Gosto tanto de mim que me envolvo num abraço, apertado, apertadinho...
Natal é união, é dar as mãos, é sentir o outro!
Para finalizar fizemos um jogo. A professora circulava pelo meio dos grupos e tocava levemente no pé de um menino. Esse menino iniciava o jogo ao dizer uma palavra relacionada com o Natal, de seguida, apertava a mão ao colega que continuava o jogo dizendo também ele uma palavra relacionada com o Natal.
O jogo percorreu todos os elementos dos grupos.
O que posso oferecer este Natal sem gastar dinheiro?
Através da chuva de ideias, as palavras ditas pelos alunos foram escritas no quadro. Depois a professora pediu que cada um elaborasse a sua mensagem tendo por base as palavras do quadro, eis o resultado:
As frases foram escritas numa bola de cartolina, recortadas e com elas montamos o nosso pinheirinho de Natal.
Talvez o melhor enfeite de Natal seja um grande sorriso a quem se ama!
Este ano o nosso pinheiro ficou enfeitado com sorrisos, porque toda a gente sorri na mesma língua.
Nesta sociedade de consumismo temos que os ir preparando para os tempos difíceis que estamos vivendo e as melhores prendas não são compradas, mas sim o sentido de família, amor, partilha.. Obrigada!
Adorei esta atividade, uma boa forma de transmitir ás crianças o que é o verdadeiro espirito de Natal! Parabéns!
ResponderEliminarNesta sociedade de consumismo temos que os ir preparando para os tempos difíceis que estamos vivendo e as melhores prendas não são compradas, mas sim o sentido de família, amor, partilha.. Obrigada!
Eliminar