Estivemos a ler o livro "A girafa que comia estrelas" do autor José Eduardo Agualusa. É a história da amizade entre uma girafa que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato, com cabeça cheia de frases feitas. Procuramos saber mais alguma coisa sobre as girafas, as galinhas do mato e sobre as estrelas.
Ouvimos ler e lemos também, individualmente, a história, por partes. Respondemos a questionários orais e escritos. Procuramos o significado das palavras desconhecidas, fizemos fichas de leitura sobre cada parte da história. Baseados num guião de pesquisa sobre o animal em estudo (girafa),fomos saber coisas sobre a vida das girafas, da qual resultou um trabalho de grupo que depois de apresentado foi exposto na sala.
Fizemos um registo escrito da chuva de ideias sobre as estrelas e o seu significado. Resultaram frases muito interessantes:
Com as nossas frases, escrevemo-las numa estrela, que pintamos e recortamos! De seguida, fizemos um painel com todas as mensagens da turma.
Elaboramos o B.I da girafa partindo do trabalho de pesquisa. Escrevemos textos sobre a vida das girafas. Imaginamos o que faríamos se fossemos uma girafa e, por fim, ilustramos o final da história. Com todas as fichas de leitura e textos por nós produzidos elaboramos um pequeno livro.
Capa do trabalho:
Primeira ficha de leitura seguida do B.I da girafa, resultado do trabalho de pesquisa
Segunda ficha de leitura, correspondente à segunda parte do texto e à exploração das atitudes das personagens.
Expressão escrita, com um texto de teor informativo sobre a vida das girafas.
Escrita criativa, partindo da chuva de ideias sobre estrelas, cada um elaborou uma frase sobre o significado da estrela para si.
Estas estrelas estiveram no painel que colocamos na parede, mas, depois foram retiradas e colocadas no livro.
Finalizamos o trabalho e o estudo da obra com a ilustração da forma como as personagens resolveram o problema da falta de chuva. Escrevemos ainda um texto subordinado ao tema "Se eu fosse uma girafa..."
Em expressão plástica, fizemos estas lindas girafas:
Então? Gostam do nosso trabalho? Deixem-nos a vossa opinião! ;) Nós gostamos muito de o fazer!
Sim, há esperança. Esperança de um ensino cada vez mais significativo para os alunos. Agradecemos a prof. Paula por semear esperança!
ResponderEliminarObrigada , Eveline. O segredo? Por Amor no trabalho que se faz. Obrigada pelo seu incentivo.
ResponderEliminar