sábado, 24 de janeiro de 2015

Biblioteca de Turma

Organização da Biblioteca de turma

Considero indispensável que se criem condições para a leitura recreativa  dentro da própria sala de aula, permitindo que a escolha de livros se processe de forma natural, por tentativas, até que cada aluno encontre uma obra que o satisfaça. A sua opção deve ser respeitada pelo professor sem comentários que possam ser entendidos como críticas negativas. Nesta situação específica de leitura na própria sala de aula e uma vez criado um clima de disciplina e de co-responsabilidade, não julgo necessário o preenchimento de qualquer ficha de requisição.
O objetivo é, justamente, aproximar o leitor do livro, de forma não constrangedora.
Os livros constantes da nossa biblioteca foram cedidos, a título de empréstimo, pelos alunos, pela professora, e serão devolvidos, aos mesmos, no final do ano letivo.


Semanalmente, mais propriamente, à sexta feira, os alunos requisitarão para ler em casa um livro da biblioteca da escola.


Objetivos:
- Criar condições para o aprofundamento da relação afetiva dos alunos com a leitura significativa.
- Facilitar o contacto dos alunos com o livro, enquanto objeto, permitindo manipulações várias: retirar e arrumar na prateleira; folhear ao acaso; observar aspetos paratextuais (capa, ilustrações, mancha gráfica, formato); proporcionar ambientes que permitam o acesso imediato ao prazer da leitura;
- Favorecer a afirmação da subjetividade do leitor, dando-lhe oportunidade de: manifestar preferências por personagens, espaços, excertos .
- Projetar identificações com: a história, o herói, outras personagens.
- Reconstruir o texto de que se apropriou com recurso a linguagens alternativas ou complementares: dramatizações e/ou representações gráficas.
- Oferecer uma variedade de leituras que permitam à criança um alargamento da sua própria experiência:
 º  Do real e do possível; 
 º Do Inverosímel e do fantástico.


Neste contexto, a nossa biblioteca é bastante utilizada: por vezes, quando terminamos as tarefas escolares, vamos ler um livro.
Fazemos consultas de livros, dicionários e um ou outro livro técnico.

Elaboramos um Top dos 5 livros mais lidos, mensalmente. Todas as semanas, votamos no livro da nossa preferência e no final do mês, a professora vê quais foram os livros mais votados e elabora o top.

Tem-se verificado um grande interesse e partilha  dos livros vencedores. Falamos sobre eles, divulgamo-los aos colegas e incentivamo-los a lê-los.
Gostamos muito de ler, livros escolhidos por nós, sem a obrigatoriedade de ter de preencher fichas de leitura e questionários.

Consideramos a nossa biblioteca, um sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário