sábado, 18 de janeiro de 2014

Ano Novo...Inverno



O ano letivo iniciou-se no dia de Reis. A data não passou em branco, embora em número reduzido (apenas onze), pois os nossos colegas encontravam-se doentes, comemoramos na mesma o dia de Reis. Ouvimos a história dos Reis Magos, falamos sobre as tradições deste dia:
-cantar as janeiras
- bolo rei 


Elaboramos umas bonitas coroas de Reis.













E no final, fomos pelas salas cantar os reis aos nossos colegas e senhoras professoras das outras turmas.



Construímos textos sobre o Inverno. Brincamos com as palavras. Surgiram ideias engraçadas. Ora vejam o texto do nosso amigo Santiago.



O nosso amigo Luís, vê assim o Inverno:
'Vou falar-vos do Inverno.
É frio, cai muita neve e granizo.
A cor dele é brilhante.
Cheira a amor.
Sabe a amizade e brincadeiras.
Quando fui à minha avó, eu e os meus primos fizemos uma luta na neve,
levei com uma bola na cara
e esborrachei-me contra a neve.'



Para o Francisco, o Inverno é...
' Chuva porque cai na minha cabeça e eu fico molhado.
Tem cor,
transparente, porque é a cor da chuva e eu gosto de ver a chuva cair.

Tem cheiro a...
fumo, porque quando as pessoas põem a madeira na lareira deita fumo.

Tem sabor,
a chuva, porque quando vou a algum lado,
eu ponho a língua de fora e apanho chuva.

O que mais gosto...
gosto de ficar na cama a dormir e a ler.'




A Beatriz Sampaio diz o seguinte do Inverno...
' Eu gosto de ver a chuva a cair , porque faz-me sentir feliz.
Também gosto de ver o granizo, porque me sinto alegre.
O Inverno tem a cor branca, porque o branco é a cor da neve.
O Inverno tem o cheiro a café quente, que nos aquece.
O Inverno tem sabor a chocolate quente, porque eu gosto de beber quando vou para a cama.'




                      A seguir, fizemos bonecos de neve. Eis alguns exemplos:







Nas nuvens, foram escritas algumas frases inventadas por colegas nossos sobre o que é a Neve para eles.







                                 E ficou assim o nosso painel de Inverno: 












Sem comentários:

Enviar um comentário