Dividimos a turma em 4 grupos de 6 crianças, em cada grupo uma faz de banqueiro. Todo o material (MAB) fica inicialmente no banco.
O jogo começa com 3 rodadas de lançamento de dado em que cada criança lança o dado e pede ao banqueiro um cubo por cada ponto saído.
Quando tiver 10 cubos (10 unidades), deve solicitar a troca por uma barra (uma dezena) e quando tiver 10 barras (10 dezenas) deve trocar por uma placa (uma centena).
Só no final das 3 rodadas é que são permitidas trocas.
No final das três rodadas, o aluno que faz de Banqueiro regista numa grelha, os pontos de cada elemento do grupo, simultaneamente, o professor faz o mesmo no quadro e vai questionando os alunos para verificar quem ganhou em cada grupo, qual é o grupo com mais / menos pontos, qual é a diferença de pontos entre elementos da mesma equipa ou entre os diferentes grupos.
O professor pode ainda questionar os elementos de alguns grupos sobre quantas unidades lhe faltam para chegar à dezena mais próxima; se retirar x unidades , com quantos pontos fica; se o número de pontos que tem é par ou ímpar; pode ainda pedir a leitura dos números de várias formas e a sua ordenação por ordem crescente ou decrescente.
No final do Jogo, comparam-se as grelhas para verificar qual o grupo vencedor e o que ficou em 2º e 3º lugar, respectivamente.
Este jogo, teve a duração de 1 hora e, quem ficou em primeiro lugar foi o Simão, em 2º a Beatriz Sampaio e em 3º lugar o Diogo e a Ana Beatriz ficaram empatados.
Para terminar a atividade, fizemos um texto em português sobre o Jogo do Banqueiro e fizemos a ilustração do jogo.
O Diogo Soares gostou muito deste jogo e espera voltar a jogá-lo.
ResponderEliminarEspero voltar a fazê-lo, pois é um jogo que eles adoram e com muitas potencialidades pedagógicas.
Eliminar