sábado, 25 de janeiro de 2014

A brincar aprendemos matemática!



O jogo do Banqueiro 








Dividimos a turma em 4 grupos de 6 crianças, em cada grupo uma faz de banqueiro. Todo o material (MAB) fica inicialmente no banco.







O jogo começa com 3 rodadas de lançamento de dado em que cada criança lança o dado e pede ao banqueiro um cubo por cada ponto saído.





Quando tiver 10 cubos (10 unidades), deve solicitar a troca por uma barra (uma dezena) e quando tiver 10 barras (10 dezenas) deve trocar por uma placa (uma centena).



Só no final das 3 rodadas é que são permitidas trocas.







No final das três rodadas, o aluno que faz de Banqueiro regista numa grelha, os pontos de cada elemento do grupo, simultaneamente, o professor faz o mesmo no quadro e vai questionando os alunos para verificar quem ganhou em cada grupo, qual é o grupo com mais / menos pontos, qual é a diferença de pontos entre elementos da mesma equipa ou entre os diferentes grupos. 







O professor pode ainda questionar os elementos de alguns grupos sobre quantas unidades lhe faltam para chegar à dezena mais próxima;
se retirar x unidades , com quantos pontos fica;
se o número de pontos que tem é par ou ímpar;
pode ainda pedir a leitura dos números de várias formas e a sua ordenação por ordem crescente ou decrescente.







No final do Jogo, comparam-se as grelhas para verificar qual o grupo vencedor e o que ficou em 2º e 3º lugar, respectivamente.

Este jogo, teve a duração de 1 hora e, quem ficou em primeiro lugar foi o Simão, em 2º a Beatriz Sampaio e em 3º lugar o Diogo e a Ana Beatriz ficaram empatados.







     
















Para terminar a atividade, fizemos um texto em português sobre o Jogo do Banqueiro e fizemos a ilustração do jogo.












2 comentários:

  1. O Diogo Soares gostou muito deste jogo e espera voltar a jogá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero voltar a fazê-lo, pois é um jogo que eles adoram e com muitas potencialidades pedagógicas.

      Eliminar