domingo, 18 de outubro de 2015

Dia da Alimentação

16 de outubro



No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração teve início em 1981 e tem como objetivo principal alertar para a necessidade de se fazer uma alimentação racional.Nos dias anteriores, na escola, as crianças foram sensibilizadas para este facto e, descobriram adivinhas e provérbios relacionados com o tema; atividades lúdicas: jogos; canções e desenhos, ficaram a saber que uma alimentação equilibrada e variada é sinónimo de boa saúde.
No final de todas as tarefas, os conhecimentos adquiridos ficaram registados em textos.



Os meninos que frequentam as CAF , de manha e de tarde, fizeram um bonito trabalho com as animadoras, compondo pratos com comida imaginária.
Nos dias anteriores recolhemos fruta que transportámos para o exterior , pois nesse dia esperáva-nos uma surpresa.
Em parceria com o Centro de Saúde , a Clínica de saúde oral e um optometrista aguardava-nos um chec -up para analisarmos o estado da nossa saúde.


Foi-nos explicado o correto processo de escovagem dos dentes, fomos observados ao nível da visão e saúde oral.

Pais, sabem o que é isto? A quantidade de açúcar presente em cada garrafa, lata ou pacote de refrigerante que ingerimos ao beber uma destas bebidas. Ó papás e mamãs , se gostam de nós não nos matem aos pouquinhos com tanto açucar!!!!

 E cansados de tanta observação, lá fomos nós enfeitar as pizzas de fruta e tentar ser artistas na cozinha.




Estava tudo muito bo, ainda mais quando fomos nós que fizemos.

 Hum...hum...soube a pouco, afinal gostamos muito de fruta ! 

Com a barriguinha cheia e mais satisfeitos fomos participar numa sessão de REIKI.

 O Reiki é uma energia de equilíbrio, com técnicas não invasivas, que trazem equilíbrio, serenidade, aumento na auto-estima e força interior.

 Reiki é Energia Universal, é simples, sem contra indicações e não tem limite de idades.

 A prática de Reiki para Crianças é salutar quando a criança, por si, tem a iniciativa de querer aprender, desenvolver e praticar.

 "Senti-me em comunhão com a natureza" (Luís)
 Senti-me em Paz. (Diogo).        Senti-me descontraído. (Sandro)
 Senti-me nas nuvens. (Rafaela).               Senti-me limpa, sem problemas. (Ana Rita)


Vi uma luz dourada. (Inês Miguel).     Senti as mãos como se fosse um íman. (Misael)
Senti-me relaxada . ( Beatriz Pinto)



Eis a equipa que tornou tudo possível.Enfermagem, Junta de Freguesia, Docentes, Auxiliares,Voluntários. O nosso muito obrigado!

Alimentação e arte

Sendo a Expressão Plástica uma actividade natural e espontânea na criança, comporta também uma atitude Pedagógica enquanto permite à criança a livre expressão do seu sentir. 
Sendo um dos objectivos do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), intervir de forma objectiva no desenvolvimento integral dos alunos, e apresentando, o 
mesmo documento, as artes como possíveis de desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento integral
do aluno e, por conseguinte, do indivíduo em geral
e da sociedade, entende-se que a
través da Expressão Plástica, com a criança a poder manusear diferentes materiais, a experimentar e expressar-se livremente, possa a ARTE 
favorecer o seu desenvolvimento integral.


Pintámos pevides. 

  Eis o nosso painel .



E as nossas obras de arte! 


Painel de acesso à nossa sala, sempre alegre, colorido e feito por nós! 


Passámos um ótimo dia da alimentação .

Sem comentários:

Enviar um comentário