quinta-feira, 23 de abril de 2015

EXPERIÊNCIAS COM LUZ

Ciências experimentais

Aprendemos que a Terra está em constante movimento em torno do seu eixo (movimento de rotação da Terra), a luz do Sol ilumina apenas uma parte de cada vez. Na parte iluminada é dia. Na parte não iluminada é de noite.
Num dia de sol conseguimos ver nitidamente a nossa sombra. O nosso corpo é opaco e, por isso,grande parte da luz que nos atinge não alcança o chão do lado oposto. Como consequência, essa parte do chão fica menos iluminada e, por isso, mais escura do que o restante chão , que está a receber a luz do sol. Forma-se a sombra.

Fomos investigar "COMO VARIA A SOMBRA DE UM OBJETO AO LONGO DO DIA"
Na mesa, perto da janela colocamos uma folha A3.
Colamos a folha à superfície da mesa para não se deslocar.
Colamos uma palha , formando um ângulo de 90  graus.

            Com uma caneta , contornamos a sombra emitida pela palhinha e registamos a hora.

                                 Repetimos o registo com as canetas de hora a hora, durante o dia.

 Verificamos que  pela manhã e à tarde, as sombras as sombras se formam em direções opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Como a Terra está sempre a girar, o ângulo com que os raios luminosos incidem nos objetos sobre a superfície terrestre varia ao longo do dia, portanto, a sua sombra também varia.


Em seguida, utilizamos um foco de luz artificial, o projetor de imagem da sala. Colocámos uma caneta a diferentes distâncias do foco de luz. Verificámos que quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. 
  No final, divertimo-nos a fazer teatro de sombras , com as mãos, formando figuras diferentes parecidas com animais; aumentamos e diminuimos o tamanho das sombras aproximando-os ou afastando-os do foco de luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário