domingo, 2 de novembro de 2014

Halloween

O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para as suas casas. Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de bricadeira. O costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente crianças e adolescentes. Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é hoje em dia uma das festas mais populares daquele país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas, percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: 'TRICK OR TREAT?' (doçuras ou travessuras?) e, recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.


Pão-por-Deus
Em Portugal, no dia de Todos os Santos as crianças saíam à rua e juntavam se em pequenos bandos para pedir o pão-por-Deus de porta em porta, esta tradição teve origem em Lisboa em 1756(um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). As pessoas percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado graçar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: 'Pão-por-Deus'
Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada por este dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.

A partir dos anos 80 a tradição foi gradualmente desaparecendo e, atualmente, raras são as pessoas que se lembram dela.

Até a comunicação social, contribuiu para o empobrecimento da memória coletiva. Neste dia, todas as estações de TV, rádio e jornais falam no Halloween, ignorando completamente o Pão-Por-Deus.

Monstros invadiram a Escola da Lagarteira
 Na passada sexta-feira, dia 31 de outubro, a nossa escola foi invadida pelos monstros do Halloween. 






 
Este trabalho foi elaborado com tinta e utilizando a técnica do sopro. Sopraram tanto que os monstros espalharam-se pela escola!





Para os apanhar, pedimos ajuda a alguns voluntários destemidos que, deram voltas, e mais voltas, para os conseguir apanhar. 

Coitados, ficaram neste estado:



Foi também preciso recorrer à ajuda de outros pequenos monstros que, colaboraram com muito entuasiasmo.




Após muito cansaço, lá conseguiram reunir todos os monstrinhos e colocá-los, em exposição, no painel da entrada!





Como eu imagino uma bruxa moderna...
                                                 Margarida.

 Eu imagino que uma bruxa moderna seja boa, porque as pessoas mudam e deixam de ser más. Continuam a fazer feitiços, mas bons! A sua vida é dificil porque as pessoas pensam que elas continuam más. - Ana Beatriz


         Eu imagino que uma bruxa hoje em dia seja boa, continua a fazer poções mas para ajudar as pessoas. A magia que ela utiliza vem da Natureza. - Beatriz Santos.


A vida de uma bruxa moderna deve ser muito divertida, continua a fazer poções sem ninguém saber.  Beatriz Pinto.

 Eu imagino que uma bruxa moderna seja boa e simpática. A sua vida é fazer magia, é uma vida muito fixe. Ela torna sonhos em realidade. - Beatriz Sampaio



Imagino que a sua vida é muito boa e dedica-se a ajudar as pessoas. Faz magia e torna a vida feliz. A magia que ela utiliza são pós mágicos. Ela não diz o segredo a ninguém. - Liane

 Eu imagino que as bruxas nos dias de hoje são boas. Faz feitiços mas para ajudar as pessoas, a magia é quando as plantas abrem e elas aproveitam isso! - Francisco.


Imagino que as bruxas de hoje em dia devem ser boas, e devem fazer poções para curar as pessoas. A bruxa faz muitos feitiços, a sua vida é boa, agitada e gira. A magia é um pó com cores, vem da natureza e nasce lá, mas as pessoas não notam. - Inês Miguel.


Eu imagino que as bruxas de hoje em dia são boas. Elas ajudam e a sua vida é cheia de magia. Para mim a magia é a Natureza a modificar-se. - Rafaela.

Ginástica de Halloween
 No final do dia, cansados de tanta animação, sustos e palhaçadas, fizemos atividades para relaxar e terminar este dia de uma forma agradável. 


Como no Estudo do Meio aprendemos o aparelho respiratório e circulatório, ganhamos consciência da importância do exercício físico.
Fomos para o pátio da escola fazer alguns desses exercícios.


 Como aquecimento, em pé, com os braços esticados para a frente, abrimos e fechamos as mãos.


 De seguida, levantamos um braço alternadamente.


 Ainda em pé, com os braços esticados, dobramo-nos para a frente, procurando tocar com as mãos no chão por entre as pernas afastadas. Outra variante, ainda com as pernas afastadas, os braços esticados, dobramo-nos procurando com a mão, atingir o pé.

Jogo do comboio 
As crianças colocaram os pés e as mãos no chão, de joelhos, umas atrás das outras. Cada uma segura nos tornozelos da que está à sua frente, avançando juntas 'em comboio' . 
  
  Estafetas
Em pé e dispostas numa fila deixaram um espaço entre elas. 
A primeira criança da fila deve ziguezaguear entre as outras, e o mesmo devem fazer as outras todas. 
 








Com todos sentados no chão, imagine que tem uma rosa numa das suas mãos e uma vela acesa na outra: sinta o perfume da flor, puxe a respiração bem forte porque o perfume é fraquinho, mas bem devagarinho para aproveitar o perfume. Vire-se para a outra mão e sopre para apagar a vela. 
Repita no mínimo 3 a 5 vezes






  
Agora vamos tirar uma foto: aperte os dentes bem forte e sorria o mais que puder;











Agora vamos fingir que você está andando na floresta e encontrou um monstr!! NOSSA UM MONSTRO: abra a boca assustado o mais que puder;









 Agora imagine que a ponta do seu nariz se tornou um pincel, imagine uma cor para pintar, a cor que você mais gosta. O mais devagarzinho que puder tente pintar um circulo com o pincel só mexendo a cabeça. Leve o pincel para frente e para traz com a cabeça (2 ou 3 vezes);



  Agora vamos deitar no chão, dobre as pernas em cima da barriga e finja que seus joelhos são uma pessoa que você gosta muito, abrace os joelhos com muita força e carinho.






Agora finja que está dormindo, solte todo seu rosto...bem soltinho e levinho;



E assim terminamos o nosso dia de Halloween, de forma calma e tranquila, preparados para uma noite de sono e não de pesadelos. Feliz Halloween para todos!


 

1 comentário: