sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Educação literária

No âmbito da leitura do livro de Sérgio Godinho, ' O pequeno livro dos medos ' , dialogamos sobre o tema ' o medo ' e tentamos defini-lo.

Fizemos uma lista dos nossos medos e conversamos MUITO sobre este assunto.


Na impossibilidade de colocar aqui todos os textos elaborados pelas crianças, serão referidos apenas alguns extratos. 


'O meu pior medo é ser internada porque fico logo longe dos meus pais, dos meus amigos, da escola e da professora.


Para eu vencer o medo tenho de o enfrentar porque assim deixo de o ter. '
Inês Susana.


'O medo é um sentimento que temos nas gavetas do nosso coração. Eu quando tenho medo sinto arrepios e o meu coração começa a bater com mais força. '
Liane.


'O medo assusta as pessoas.' Rafael





'O medo é uma força dentro da nossa cabeça e depois faz-nos ficar sem palavras.' Henrique


'O medo é uma coisa que fica marcada na memória.' Diogo


'O medo é um sentimento nada agradável, provoca arrepios pela espinha acima. Quando tenho medo o meu coração bate com tanta força que eu penso que ele vai saltar.' Luís




 'Eu tinha medo do escuro, mas para o vencer fechei-me no meu quarto, no escuro, e vi que não me fazia mal.' Marisol

 
'O medo é um sentimento forte que marca as pessoas. Ele fica na memória e no corpo.O meu pior medo é perder alguém como, por exemplo, um amigo ou a família. Posso vencer o medo pensando que sou mais forte do que ele e pensar sempre positivo.' Inês Miguel










'Eu já tive medo de cobras e no zoo peguei numa e já não tenho medo. Perdi o medo! O medo é uma coisa que tu tens na cabeça e que tens de enfrentar.' Beatriz Santos.





'O medo é um sentimento que nos faz ter pesadelos. Eu, no final do segundo ano, tive medo de subir ao palco, mas quando lá estava lembrei-me de coisas boas e correu tudo bem. Se voltar a acontecer já sei o que fazer.' Ana Beatriz.



Os medos das crianças


O medo faz parte da natureza humana. É um estado emocional importante, pois permite decidir se devemos enfrentar ou fugir de uma ameaça. Diante do medo das crianças, alguns pais censuram os seus filhos, outros tornam-se super protetores, outros ainda subestimam-nas e atuam, frequentemente, através de comportamentos inadequados.

Principais medos apontados pelos alunos:
- medo do escuro

- de filmes de terror
- de facas
- de sangue
- de fantasmas
- de ficar só
- de lutas onde resultam feridos graves


Como os pais podem ajudar diante do medo das crianças:

- não tratar as crianças como medrosas nem deixar que se sintam culpadas;
- deixar que se expressem, falem e perguntem sobre os sentimentos e as fantasias que os perturbam;
- estar presentes quando se manifesta o medo, de uma maneira calma e tranquila
- mostrar serenidade e evitar mostrar ansiedade, nem calma excessiva, para que nao assimilem sentimentos inadequados em relação ao medo;
- evitar comparações, cada criança tem o seu tempo e deve ser respeitado;

- nunca dizer : ' enfrenta o medo , tens que ser corajoso ' , isso empurra a criança diante do medo e poderá piorar o problema.


Concluindo: o ideal é ajudar a criança a identificar os medos perigosos dos não perigosos. O que se espera é que a criança aprenda a dominar os seus temores, e não ser dominados pelo medo. 
É bom lembrar que muitos dos medos são aprendidos, por isso, os pais devem ser um bom modelo na educação dos seus filhos.

 










Sem comentários:

Enviar um comentário