segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ciências Experimentais na sala de aula



  1. Problema inicial: Como evitar que as frutas cortadas escureçam? 

  1.  Objetivo :  Entender porque as frutas escurecem após serem cortadas ou serem descascadas

  1. Descrição da experiência:

  1. Cortou-se  uma maçã em quatro partes. Colocou-se uma parte num copo com água, outra parte foi envolvida em película aderente, outra parte foi borrifada com sumo de limão e a outra parte ficou ao ar livre. Após trinta minutos observou-se cada uma das quatro partes para ver qual escureceu mais rápido.

3- Material: Maçã, copo com água, limão, película aderente.
4- Tempo utilizado : 45 minutos



As minhas previsões:



Parte da maçã foi coberta por plástico aderente.


Parte da maçã mergulhada num copo de água.


Parte da maçã foi regada com sumo de limão.


Parte da maçã foi deixada em contacto com o ar.


Verificação após 30 minutos:






5- Conclusões tiradas pelos alunos : A metade da maçã sem limão escurece. A que recebeu o limão fica igual a seu estado inicial. A maçã escurece porque oxida, ou seja, a sua polpa entra em contacto com o ar  cheio de oxigénio. O oxigénio reage com alguns compostos presentes nas frutas formando, ao final, um pigmento castanho escuro. A Vitamina C presente no limão impede a oxidação das enzimas contidas nela.

O que é uma reação química?
Com esta experiência, aprendemos que uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) transforma-se numa nova substância.


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