segunda-feira, 31 de março de 2014

O balão sobe, sobe pelo ar....

Já alguma vez te perguntaste: "Será que tenho ar de cientista?".
Não, não é desse ar que vamos falar! Não falamos de um menino ou de uma menina com aspeto de cientista, mas do ar que faz com que a roupa molhada seque num dia de vento, do ar que faz com que as folhas das árvores balancem...
O ar é uma mistura de gases que ocupa todo o espaço livre. Há ar na água, nas plantas e nos animais.
O ar está em toda a parte, mas tu não o vês! O ar tem peso, mas tu não o sentes!
Não podemos vê-lo, mas sentimo-lo, e vemos o efeito que ele tem sobre outras coisas. Sem o ar não existiriam animais nem plantas, e a vida não seria possível.
Bom, vamos precisar de muito ar para realizar as nossas experiências!

Com o conjunto de experiências que aqui apresentamos, pretendeu-se que as crianças sejam capazes de:
- reconhecer a existência do ar
- reconhecer que o ar tem peso
- experimentar o comportamento de objetos em presença de ar quente e ar frio

Sobe, sobe balão sobe...

Material:
-dois balões coloridos
-fio pequeno
-um aquecedor


Enchemos os balões com ar. Atamo-los com um fio. Suspendemos os balões ao aquecedor. 
Verificamos que os balões ficavam suspensos, pelo fio, sem se moverem.


Ligamos o aquecedor e eis que os balões se moveram e subiram! 


Concluímos que os balões suspensos por um fio, quando se aproximam do aquecedor, sobem, porque o ar quente empurrou os balões.
Se afastarmos os balões do aquecedor, eles caem, porque o ar frio é mais pesado do que o ar quente. 


Ficamos então a saber que  ar quente é mais leve do que o ar frio. 
Foi uma experiência muito gira. De seguida, fizemos o registo da mesma numa folha. 




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