domingo, 9 de fevereiro de 2014

Estudo da Obra 'Uma flor chamada Maria'

Há flores e flores...
Se pedirmos aos alunos para desenharem uma flor, o mais provável é desenharem uma planta.
Se lhes pedirmos para desenharem a Maria, farão certamente uma menina.
E se lhes pedirmos para desenharem uma FLOR chamada MARIA ... aí , entra a imaginação...























Depois os alunos foram desafiados a observar e fazer a leitura da capa do livro  'Uma flor chamada Maria'.



E foi assim, que se lançaram as sementes para ouvirem a história.
Após lido o primeiro capítulo, foram à procura de palavras iniciadas com as letras do alfabeto.












Jogo do alfabeto
Uma das coisas mais importantes que as crianças precisam aprender é o alfabeto, assim, podem desenvolver a escrita e comunicar-se corretamente.
Mas, se aprendermos uma determinada atividade a brincar , fica muito mais fácil.

Foram distribuídos pelas crianças um cartaz correspondente às letras do alfabeto. Todos circulam na sala , ao som da campainha , os alunos colocaram-se por ordem alfabética. 



Todos os alunos continuaram a circular pela sala, ao som da campainha, param , o professor diz um nome , quem tiver a letra inicial , terá que dizer uma palavra que rime.















                                       Violeta rima com borboleta...




João rima com balão...







Outra vertente do jogo, o professor dizia uma palavra e o aluno dizia o antónimo. 



                                                         Sair/ entrar



Cair/levantar






Jogamos também com sinónimos. O professor dizia a palavra , o aluno o seu sinónimo.
Vencer/ganhar



tola/cabeça

Foi um jogo divertido de jogar , e onde aplicamos conhecimentos.

Onomatopeias:

Inserido ainda no estudo da Obra ' Uma flor chamada Maria ' estudamos as onomatopeias. Colocamos algumas num  cartaz. 












Assim, concluimos o estudo desta obra.


Sem comentários:

Enviar um comentário