Há flores e flores... Se pedirmos aos alunos para desenharem uma flor, o mais provável é desenharem uma planta. Se lhes pedirmos para desenharem a Maria, farão certamente uma menina. E se lhes pedirmos para desenharem uma FLOR chamada MARIA ... aí , entra a imaginação...
Depois os alunos foram desafiados a observar e fazer a leitura da capa do livro 'Uma flor chamada Maria'.
E foi assim, que se lançaram as sementes para ouvirem a história. Após lido o primeiro capítulo, foram à procura de palavras iniciadas com as letras do alfabeto.
Jogo do alfabeto Uma das coisas mais importantes que as crianças precisam aprender é o alfabeto, assim, podem desenvolver a escrita e comunicar-se corretamente. Mas, se aprendermos uma determinada atividade a brincar , fica muito mais fácil.
Foram distribuídos pelas crianças um cartaz correspondente às letras do alfabeto. Todos circulam na sala , ao som da campainha , os alunos colocaram-se por ordem alfabética.
Todos os alunos continuaram a circular pela sala, ao som da campainha, param , o professor diz um nome , quem tiver a letra inicial , terá que dizer uma palavra que rime.
Violeta rima com borboleta...
João rima com balão...
Outra vertente do jogo, o professor dizia uma palavra e o aluno dizia o antónimo.
Sair/ entrar
Cair/levantar
Jogamos também com sinónimos. O professor dizia a palavra , o aluno o seu sinónimo.
Vencer/ganhar
tola/cabeça
Foi um jogo divertido de jogar , e onde aplicamos conhecimentos.
Onomatopeias:
Inserido ainda no estudo da Obra ' Uma flor chamada Maria ' estudamos as onomatopeias. Colocamos algumas num cartaz.
Sem comentários:
Enviar um comentário