sábado, 28 de novembro de 2015

VISITA DE ESTUDO AO CASTELO DE GUIMARÃES E PAÇOS DOS DUQUES


CASTELO DE GUIMARÃES E O REINO DE PORTUGAL


Situado na freguesia de Oliveira do Castelo , em Guimarães, encontra-se o Castelo de Guimarães , local onde em 1112 nasceu D. Afonso Henriques, o 1º rei de Portugal.




Não se sabe muito bem em que ano foi construído o primeiro edificio neste local, mas sabe-se que em finais do séc IX teria sido construído aqui um edifício que daria origem ao Castelo.







O  rei de Leão Afonso VI concedeu ao Conde D. Henrique da Borgonha e a sua esposa D. Teresa de Leão o Condado Portucalense , onde se situava o castelo,  o local escolhido pelo casal para viver.

Em 1127, D. Afonso Henriques e as suas forças resistiram aí às forças de Afonso VII(Rei de Leão). No ano seguinte, mais precisamente a 24 de junho de 1128, D. Afonso Henriques venceu aí as forças de sua mãe, D. Teresa, dando assim abertura para o novo reino.
Nestta altura as muralhas contavam com um perímetro de 2 Km, sendo rasgada por oito portas e reforçada por oito torres.
Em 1143, em Zamora, celebrou-se o célebre tratado entre D. Afonso Henriques e o seu primo Afonso VII de Leão, em que este reconhecia Afonso Henriques como rei e Portugal como reino independente.




PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA

Em Guimarães existe o Paço onde viveram os Duques de Bragança. É um símbolo da nacionalidade portuguesa .
Este monumento foi construído em duas fases distintas. Foi mandado construir por D. Afonso em 1461 ( filho ilegítimo de D. João I) e foi essencialmente habitado durante o século XV. No século seguinte assistiu-se a um progressivo abandono.

Antigamente, as paredes dos castelos eram forradas com tapeçarias para tornar o ambiente mais quente, pois as parede de pedra eram frias. Esta,representa uma batalha referente às conquistas das cidades do Norte de àfrica, já no início dos descobrimentos.
O teto tem o aspeto de um barco virado ao contrário, foi a forma encontrada pelos restauradores, quando sujeitaram o castelo a um processo de restauro e melhoramentos, pois estava em ruínas. Assim, ajuda a segurar o telhado. Os candeeiros, na altura eram com velas , seguro com cordas , que eram subidas ou descidas para acender, ou, apagar as velas.
Salão nobre de refeições , toda a louça da altura era de ferro.
Vitrais da capela privada do Paço dos Duques.

O Paço é constituído por um conjunto de 29 chaminés, como é muito grande , era uma forma de manter o edifício quente.
 ALMOÇO E MUITA BRINCADEIRA



Após a visita ao Paço dos Duques e ao Castelo e acompanhados de um dia radioso , fomos almoçar, ao ar livre , ali mesmo nas imediações do castelo. Após o que se seguiu um período de brincadeira.

Com a ajuda das professoras aprendemos o jogo tradicional do eixo.
Os rapazes resolveram aproveitar o cenário e jogar aos policias e ladrões  e  aos soldados.




E, assim terminou um dia espetacular onde unimos conhecimento e divertimento e todos aprendemos bastante e aprofundamos os conhecimentos que já possuíamos.
Guimarães uma cidade que vale a pena visitar.

















Sem comentários:

Enviar um comentário