domingo, 18 de outubro de 2015

Dia da Alimentação

16 de outubro



No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração teve início em 1981 e tem como objetivo principal alertar para a necessidade de se fazer uma alimentação racional.Nos dias anteriores, na escola, as crianças foram sensibilizadas para este facto e, descobriram adivinhas e provérbios relacionados com o tema; atividades lúdicas: jogos; canções e desenhos, ficaram a saber que uma alimentação equilibrada e variada é sinónimo de boa saúde.
No final de todas as tarefas, os conhecimentos adquiridos ficaram registados em textos.



Os meninos que frequentam as CAF , de manha e de tarde, fizeram um bonito trabalho com as animadoras, compondo pratos com comida imaginária.
Nos dias anteriores recolhemos fruta que transportámos para o exterior , pois nesse dia esperáva-nos uma surpresa.
Em parceria com o Centro de Saúde , a Clínica de saúde oral e um optometrista aguardava-nos um chec -up para analisarmos o estado da nossa saúde.


Foi-nos explicado o correto processo de escovagem dos dentes, fomos observados ao nível da visão e saúde oral.

Pais, sabem o que é isto? A quantidade de açúcar presente em cada garrafa, lata ou pacote de refrigerante que ingerimos ao beber uma destas bebidas. Ó papás e mamãs , se gostam de nós não nos matem aos pouquinhos com tanto açucar!!!!

 E cansados de tanta observação, lá fomos nós enfeitar as pizzas de fruta e tentar ser artistas na cozinha.




Estava tudo muito bo, ainda mais quando fomos nós que fizemos.

 Hum...hum...soube a pouco, afinal gostamos muito de fruta ! 

Com a barriguinha cheia e mais satisfeitos fomos participar numa sessão de REIKI.

 O Reiki é uma energia de equilíbrio, com técnicas não invasivas, que trazem equilíbrio, serenidade, aumento na auto-estima e força interior.

 Reiki é Energia Universal, é simples, sem contra indicações e não tem limite de idades.

 A prática de Reiki para Crianças é salutar quando a criança, por si, tem a iniciativa de querer aprender, desenvolver e praticar.

 "Senti-me em comunhão com a natureza" (Luís)
 Senti-me em Paz. (Diogo).        Senti-me descontraído. (Sandro)
 Senti-me nas nuvens. (Rafaela).               Senti-me limpa, sem problemas. (Ana Rita)


Vi uma luz dourada. (Inês Miguel).     Senti as mãos como se fosse um íman. (Misael)
Senti-me relaxada . ( Beatriz Pinto)



Eis a equipa que tornou tudo possível.Enfermagem, Junta de Freguesia, Docentes, Auxiliares,Voluntários. O nosso muito obrigado!

Alimentação e arte

Sendo a Expressão Plástica uma actividade natural e espontânea na criança, comporta também uma atitude Pedagógica enquanto permite à criança a livre expressão do seu sentir. 
Sendo um dos objectivos do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), intervir de forma objectiva no desenvolvimento integral dos alunos, e apresentando, o 
mesmo documento, as artes como possíveis de desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento integral
do aluno e, por conseguinte, do indivíduo em geral
e da sociedade, entende-se que a
través da Expressão Plástica, com a criança a poder manusear diferentes materiais, a experimentar e expressar-se livremente, possa a ARTE 
favorecer o seu desenvolvimento integral.


Pintámos pevides. 

  Eis o nosso painel .



E as nossas obras de arte! 


Painel de acesso à nossa sala, sempre alegre, colorido e feito por nós! 


Passámos um ótimo dia da alimentação .

terça-feira, 6 de outubro de 2015

OUTONO

O outono iniciou-se este ano dia 23 de setembro, o tempo começou a arrefecer, as folhas a cair das árvores. A Natureza mudou . Falamos dessas mudanças , do que observamos, do que sentimos,do que vemos, do que nos apetece.

 Apanhámos folhas no recreio e formamos com elas o nosso painel de outono, que enfeita o átrio da nossa entrada.
 Das folhas, "velhas" e caídas, inúteis, quisemos dar-lhe oura utilidade e fizemos flores...com folhas, pois então!

 Ao observarmos as cores das folhas e da Natureza , nesta época, notamos diferenças de cores, tons, texturas.
 Tentamos transportar essas cores para as paredes da nossa escola. Recorrendo ao recorte de papéis( cartolinas) , sem uso ,tentamos reproduzir as cores das florestas nesta época.
 
Eis o nosso Painel de Outono! Lindo! Não acham?


Mas o trabalho não ficou por aqui , observamos folhas de vários tons, tamanhos e cores . Tocámos-lhe . Cheirámo-las, só não as comemos!....
Imaginámos como seria ser uma folha, como seria ter uma aventura no outono, como são as nossas lembranças de outono e ... transportamo-nos para o reino da escrita. Eis alguns excertos de textos de alguns colegas:
"De uma árvore caiu uma folha
eu apanhei-a,
levei-a comigo e guardei-a.
Passou a ser um tesouro guardado,
faz-me companhia durante o dia." (Margarida"


"  A voar, a voar
vi uma folha passar
pelos ares a esvoaçar.
Voou para dentro de uma escola.
Ai, a folha não gostou!
Tanta gente a entrar e sair:
-Ainda me vão esmagar!
Veio a brisa , levou a folha
para as mãos de uma menina.
Era tão perfeita, que a menina a guardou
deu-lhe um lar "dentro de um livro"
ali ficou a aguardar. (Ana Beatriz)


Um dia o vento levou-me
a passear.
Com as crianças queria falar
só que não conseguia parar.
Até que um dia pousei num ramo
e lá fiquei, falai coisas
que um dia te contarei" (Beatriz Sampaio)


"Sou uma folha de outono
gosto de esvoaçar 
pelo céu dourado. (Luís)


No final, como estávamos muito agitados com tanta aventura , a professora iniciou uma experiência de YOGA e MEDITAÇÃO, para nos acalmar e concentrar.

Foi colocada música ambiente relaxante. Insistiu-se na respiração e graciosidade, sem forçar, deixar fluir...
até ao relaxamento  total. O exercício resultou num quase improviso, pois a sala não estava adequadamente disposta, nem as crianças tinham roupas confortáveis. Prometemos fazer executar esta atividade numa outra vez. Mas, apesar de tudo, gostamos! <3