quinta-feira, 14 de maio de 2015

VISITA À ESCOLA DO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA

Na quinta feira, dia 14 de maio de 2015 , preparámo-nos para receber a visita do sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, no âmbito do seu programa "Presidência Aberta na Educação".

Como fomos avisados com pouca antecedência, no dia anterior à tarde, não dispusemos de muito tempo para preparar a receção. O corpo docente decidiu presentear o Sr. Presidente com uma pintura retratando este estabelecimento de ensino, efetuada pelos alunos da escola. Então, pusemos mão à obra e todos fizeram o respetivo  plano de trabalho (projeto).















Visto termos muito pouco tempo , pusemos mãos à obra e aproveitamos o que cada um tinha de melhor. Uma aluna desenhou a escola , a lápis , na tela, outra efetuou a pintura  das paredes, uma outra pintou as janelas, e fomos dividindo por todos o acrescento de pormenores.  Eis o resultado.

 Não ficou lindo? Quase que parece uma fotografia da escola. Estamos orgulhosos do nosso trabalho.




O sr. Presidente da Câmara chegou às 16h 35min , já a maior parte de nós , alunos , tinha saído da escola. Só estavam a funcionar as AEC `s.
Veio acompanhado do Presidente da Junta de Freguesia de Canelas e do Diretor do Agrupamento.
Visitou a escola , fez perguntas à Coordenadora de Estabelecimento , professora Sandra, sobre os mais variados assuntos e entrou em todas as salas . No final, foi convidado para um pequeno lanche na sala de professores , e lá, os nossos colegas do 4º ano, em nome de todos os alunos da escola entregaram aos senhores Presidentes um quadro  feito pelos alunos dos terceiro e quarto anos .


 O nosso quadro foi oferecido ao Sr. Presidente da Câmara que agradeceu a oferta e se mostrou surpreendido.

O quadro da esquerda foi pintado pelos nossos colegas do 3º A , o do meio pertence aos nossos colegas do 4º ano e o da direita é o nosso.
Quadro oferecido ao sr Diretor do Agrupamento .

Quadro oferecido ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Canelas.



Quadro oferecido ao Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.

 O Sr. Presidente mostrou curiosidade pelo facto de  todos os quadros terem uma lagartinha e nós  demos a informação que sabíamos sobre o assunto , que há muitos anos atrás esta zona era uma zona rural de hortas e campos agrícolas , onde havia muitas lagartas , daí o lugar ser o lugar da Lagarteira , que mais tarde daria nome à nossa escola. Já há muitos anos atrás que a escola adotou a lagarta como o símbolo da Escola.




Matemática - brincando com água

CAPACIDADE

A capacidade é a quantidade ou a medida de líquido que cabe num recipiente. O litro é a unidade principal das medidas de capacidade.

Fizemos algumas experiências com água !

Vimos que com o recipiente que contém 1 l de água podemos encher 10 recipientes mais pequenos de 1 dl.



Concluimos  ,então, que o litro é 10 vezes maior que o decilitro.
Verificamos que o litro contém  dois meios litros. 


Pudemos concluir que o litro contém quatro quartos de litro.


Vimos que o recipiente com a capacidade de um quarto de litro corresponde a 250 ml, 25 cl ou 2,5 dl e enche duas vezes o recipiente com a capacidade de 500ml, ou seja, meio litro. Logo, concluímos que o quarto de litro cabe 4 vezes no recipiente de um litro. 

Foi importante para nós fazermos estes jogos de verificação com a água e as unidades de capacidade. Ajudou-nos a aprender e perceber melhor a parte teórica.




Ciências Experimentais


Experiências com ímanes

No âmbito do programa de Estudo do Meio , fizemos uma experiência utilizando ímanes.







Aprendemos que um íman é todo e qualquer material que atrai objetos de ferro, níquel ou cobalto. A propriedade que os ímanes têm de atrair ou repelir outros ímanes chama-se magnetismo.
O espaço à volta do íman onde se faz sentir a sua força denomina-se campo magnético.



Ao manusear dois ímãs percebemos claramente que existem duas formas de colocá-los para que estes sejam repelidos e duas formas para que sejam atraídos. Isto se deve ao fato de que polos com mesmo nome se repelem, mas polos com nomes diferentes se atraem .
Quisemos então saber  " Será que todos os materiais são atraídos por ímanes?"

Material :
- um íman.
- borracha
- prego
- régua de madeira
-clipe
- um lápis
- rolhas de cortiça
-papel de alumínio
- caixa com areia

- Colocamos dentro da caixa de areia todos os objetos e tapámo-los bem com a areia.

E a professora colocou-nos a questão " O que pensas que vai acontecer a cada objeto?"

Preenchemos numa ficha de registo da experiência a nossa opinião sobre a forma como cada objeto iria reagir ao íman.




De seguida, aproximámos o íman da superfície da areia e observamos o que aconteceu.






 Verificámos que só os objetos metálicos atrairam ao íman.

Preenchemos , de seguida, na folha de registo da experiência aquilo que observámos, e falamos se houve diferenças entre o que pensavamos que ia acontecer e o que aconteceu.
Concluímos que os ímanes só atraem materiais metálicos.
 Adorámos fazer esta experiência e brincar com os ímanes. Vimos que os nossos fios, pulseiras , tesouras , puxadores dos estojos, das mochilas atraíram aos ímanes.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dia da Mãe

Prenda para a Mãe

Mais confiantes iniciámos, então , a prenda para a mãe. Um quadro para a mãe utilizando a técnica do sopro. Utilizamos tintas, telas e uma palhinha. Com a palhinha sopramos uma porção de tinta para a tela e depois soprando, fomos dirigindo a tinta de maneira a formarmos um desenho. No final, acrescentamos pormenores ao nosso gosto, para que ficasse mais bonito.
Eis os resultados :













Parece um trabalho fácil , mas não foi. Alguns de nós tivemos dificuldades a dirigir a tinta e em obter o efeito do trabalho de ensaio, mas com persistência  e esforço lá conseguimos. 
De seguida , escrevemos mensagens para as mães e elaborámos lindos postais.




















Esta prenda foi feita com muita entrega , amor e carinho. Esperemos que as mães tenham gostado delas, pois nós gostamos muito de as fazer. Aguardamos comentários ao trabalho para podermos melhorar.