quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ciências Experimentais






Este projeto pretende que, se pratique o ensino experimental da Ciência em todas as nossas escolas.
Tendo por finalidade alterar a situação atual das escolas portuguesas do primeiro ciclo, no que diz respeito ao ensino experimental das Ciências, no Estudo do Meio pretende - se desenvolver os seguintes objetivos:
1- Desenvolver as ideias das crianças e o desenvolvimento de formas de pensar, tendo em conta o métoda da Ciência.
2- Tornar a ciência acessível, com a aplicação prática à vida real e, gratificante para as crianças, incentivando o interesse e o entusiasmo pela experimentação.

O volume da caixa torácica
O objetivo da experiência foi demonstrar aos alunos o que acontece durante o processo de inspiração e expiração na nossa caixa torácica. 


Material utilizado : balões e fita métrica.

Problema:  O que acontece à caixa torácica durante os movimentos respiratórios?



Enchemos os pulmões de ar (inspiração) e medimos o volume da caixa torácica.
Depois, esvaziámos o mais possível, deixando o ar sair pela boca (expiração).

Medimos com a fita métrica o perímetro da caixa torácica do colega, quando ele enche os pulmões de ar. E em seguida, voltamos a medir quando ele esvaziou os pulmões.

Registamos no quadro as medidas. 





De seguida, preenchemos uma ficha com o registo do que observamos e, as conclusões. 
















Concluímos que o volume da caixa torácica aumenta, quando o ar entra para os pulmões (inspiração). O volume da caixa torácica diminui, quando o ar sai, isto é, quando se dá a expiração.

No final, fizemos o registo gráfico da experiência.





Aprendemos também, que para ajudar ao bom funcionamento da função respiratória, devemos:
- Evitar ambientes poluídos
- Brincar ao ar livre sempre que possível
- Praticar exercicio físico

Gostamos muito de fazer esta experiência e já estamos ansiosos pela próxima! Aprender é divertido. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

A alimentação correta e variada é o primeiro passo para uma vida saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS), classifica a obesidade como uma epidemia, neste momento considera a obesidade como um dos dez problemas principais da saúde pública do mundo. 
Para festejar este dia, fizemos algumas atividades. 





Falamos sobre a roda dos alimentos e os principais grupos de alimentos que a compõe. Dialogamos sobre a importância de fazer uma alimentação equilibrada, adequada, que previna o excesso de gordura no organismo, que pode levar à obesidade, e daí ao aparecimento de certos problemas de saúde.


De seguida, elaboramos a nossa própria roda dos alimentos!






PRINCIPIOS BÁSICOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

- tomar as refeições a horas regulares.

- Comer devagar.

-Respeitar o número aconselhável de refeições diárias.

PEQUENO-ALMOÇO E LANCHE:


-Leite com cereais, iogurte ou sumos de frutas naturais.

PRINCIPAIS REFEIÇÕES:





- Sopa: sempre de legumes, variando o mais possível.


PRATOS:


- De carne branca (frango, peru ou coelho) ou de peixe.
-Cozidos, assados ou grelhados, com temperos simples, acompanhados com arroz, massa ou feijão, e grão de bico.
- Todos os pratos devem ser acompanhados de saladas frescas.

SOBREMESAS:

-Fruta da época ou da região.

BEBIDAS:
- Água, sumos naturais de frutas. São permitidas exceções, mas só em dias de festa!


Espetada de frutas:


Material: frutas variadas; paus de espetada e recipientes.


 Como fazer? 
- Lavar bem as frutas, retirar-lhes a casca e cortar a polpa em pedaços pequenos.



-Colocar os diferentes tipos de frutas em taças diferentes.


-Alternando as frutas, obtém-se uma espetada colorida, variada e deliciosa que, hoje, foi o nosso lanche.







Todas as crianças foram envolvidas nesta tarefa, descascaram, cortaram, colocaram nas taças e prepararam a sua espetada! Foi uma maneira de as motivar para a prática de uma alimentação saudável.





No final, cantamos a canção "A FRUTA FAZ-ME BEM"



Pedimos desculpa, gravamos um video mas não foi possível, por questões técnicas colocá-lo aqui. Mas...


Para quem quiser treinar eis a música original:
https://www.youtube.com/watch?v=53Y_EXjPTwI




sábado, 11 de outubro de 2014

Dois dedos de escrita - projeto de escrita criativa





Este ano letivo, 2014/2015 , os alunos do 3º ano irão desenvolver um projeto ligado à escrita criativa. Com este projeto, pretende-se proporcionar aos alunos, uma oferta diversificada, nas formas e meios de abordar a leitura escrita, os livros, as histórias e a leitura, melhorando as suas formas de se relacionar com o saber, incentivando novas modalidades e fazendo com que se inicie, um processo de apropriação do gosto pela escrita.
Através do texto criativo, é feito o alargamento do vocabulário, a exploração do imaginário e o novo trajeto descoberto pelo aluno. Os objetivos deste projeto são:
 - Desenvolver o gosto pela escrita de forma lúdica;
 - Desenvolver a sua sensibilidade, imaginação e sentido estético;
 - Proporcionar um ambiente que fevereça a integração, socialização e a responsabilização;


Neste sentido e relacionado com o tema ' Outono ' , foi proposto aos alunos que se imaginassem uma folha de Outono e contassem as suas aventuras.
Como é fácil depreender, não podem constar aqui todos os textos de todos os alunos.
Serão apenas referidos extratos de forma a podermos contemplar o maior número possivel de exemplos.

Folha de Outono

' Sou uma folha, estou no chão e vejo o céu azul. Fui apanhada e metida num saco, estou a ser levada por eles. Fui parar a uma escola. Tiraram - me do saco e vi outras folhas iguais a mim, todas em cima de uma mesa. Também eu fui parar a essa mesa. Os meninos sentaram-se numa cadeira gigante, foram buscar uma folha de papel enorme e colaram-me lá. E foi esse o meu fim! ' Liane 



 'Eu estava no jardim e, de repente, veio o vento e levou-me até um mundo que era lindo e desconhecido e finalmente pousou-me, era uma paisagem maravilhosa. Tinha lá folhas como eu a brincar e eu juntei-me a elas. Mas veio outra rajada de vento e levou-nos a todas pelo ar. Entrámos por uma chaminé e aterramos numa barraca de chocolate quente... depois alguém me atirou para o chão e me apanhou para o caixote do lixo. ' Rita Bastos



' Olá, sou uma folha, chamo-me Rafaela e gosto muito de uma fruta que há no outono, as uvas!!! Eu gosto de brincar com a chuva, tomar banho nas suas gotas. O outono faz-me imaginar que estou num mundo transparente, onde brinco com as gotas de chuva. ' Rafaela 









' Olá eu sou uma folha de outono, viajo pelo mundo todo com a ajuda do vento. Já vi muitos países diferentes, falei com muitas outras folhas, elas brincaram comigo e foi muito divertido! Sinto que estou num mundo novo, muito bonito e com muitas novidades. Mas agora, já estou cansada de viajar e vou parar numa árvore e descansar! ' Inês Santos.



' Eu sou uma folha. Viajo pelo meu mundo, faço longas viagens. Uma vez, veio o vento frio, portanto, vesti uma roupa quentinha e lá fui eu. Segui o meu caminho, transportado pelo vento até que apareceu a chuva. A chuva molhou tudo e eu escondi-me no ramo de uma árvore, mas o vento bateu-me e eu caí. E lá fui eu novamente, viajando, viajando. E assim, vivi feliz para sempre. ' Luís Miguel.





' Sou uma folha de outono, venho duma árvore e ando de um lado para o outro sem parar. Viajo pelo mundo, passo pelo oceano, por cidades e pelo mar. Encontro folhas iguais a mim e quando estou com elas sinto-me bem. Agora, estou novamente de partida, vou visitar Paris. ' Beatriz Pinto









' Olá, eu sou uma folha e hoje vou falar-vos das minhas viagens. Durante muito tempo vi muitas coisas bonitas. Rios, árvores diferentes, animais diferentes, flores, estrelas durante a noite e muito mais. Cheirei cheiros como a castanha e a canela. Vi cores muito diferentes, castanhos, verdes, roxos, cor de laranja, vermelhos, amarelos, cinzentos, não sabia que havia folhas com estas cores. Mas no fim, fui parar debaixo de uma árvore e lá fiquei. ' Marisol

 

No final, os desenhos foram parar ao painel do hall da nossa sala. De seguida, contornamos folhas, pintamo-las com as cores do outono, em lápis de cera e com elas montamos o nosso painel de outono. 






 
Educação literária 


O projeto Educação literária, no primeiro ciclo é de autoria do Ministério da Educação e estabelece para cada ano escolar um conjunto de obras literárias a serem estudadas na escola. O projeto pretende valorizar os livros, o prazer de ler para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos. 

Envolver na promoção da leitura todos os elementos da comunidade escolar: professores, pais e alunos. Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar.

4 razões para ler+ :

-
ler bem e depressa torna o estudo mais fácil e produtivo.
- Os bons leitores têm mais sucesso na escola. 

- A leitura é uma das capacidades mais importantes no ser humano.
- A leitura é a condição de autonomia e de sucesso na vida.




O senhor do seu nariz



 

Da autoria de Álvaro de Magalhães, esta foi a obra escolhida pelos professores do 3º ano para o mês de outubro.
Visto o nosso quadro interativo ainda não se encontrar em funcionamento, a professora leu-nos a história, sem nos mostrar as imagens. De seguida, respondemos oralmente a questões sobre a história, fazendo depois uma ficha de leitura sobre a mesma. 











Terminado este trabalho, a nossa professora desafiou-nos a desenhar a personagem principal da história. Ou seja, cada um de nós colocou no papel a imagem do Sr do seu nariz. 









Todos mostramos os nossos desenhos e recebemos uma ovação de palmas. Então, a professora mostrou-nos as imagens do livro. Concluimos que não nos afastamos muito da imagem original da personagem. 

E quando pensamos que o trabalho estava terminado recebemos mais um desafio! Desta vez, modelar em plasticina a personagem principal. Eis os resultados:








Adoramos esta atividade pois é sempre bom construirmos algo com as nossas mãos e usando a nossa imaginação. Esperemos que gostem dos nossos trabalhos.