sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Frutos de Outono: As uvas

Setembro é o mês do inicio do outono e o mês das vindimas.
Nesta época é comum ver por essas paisagens o cortar das uvas.Em muitas aldeias ainda é uma autêntica festa.
Para comemorar esse facto, também nós celebramos este maravilhoso fruto. Pintamos com aguarelas as nossas uvas.













E assim resultou o nosso painel.

Educação literária

No âmbito da leitura do livro de Sérgio Godinho, ' O pequeno livro dos medos ' , dialogamos sobre o tema ' o medo ' e tentamos defini-lo.

Fizemos uma lista dos nossos medos e conversamos MUITO sobre este assunto.


Na impossibilidade de colocar aqui todos os textos elaborados pelas crianças, serão referidos apenas alguns extratos. 


'O meu pior medo é ser internada porque fico logo longe dos meus pais, dos meus amigos, da escola e da professora.


Para eu vencer o medo tenho de o enfrentar porque assim deixo de o ter. '
Inês Susana.


'O medo é um sentimento que temos nas gavetas do nosso coração. Eu quando tenho medo sinto arrepios e o meu coração começa a bater com mais força. '
Liane.


'O medo assusta as pessoas.' Rafael





'O medo é uma força dentro da nossa cabeça e depois faz-nos ficar sem palavras.' Henrique


'O medo é uma coisa que fica marcada na memória.' Diogo


'O medo é um sentimento nada agradável, provoca arrepios pela espinha acima. Quando tenho medo o meu coração bate com tanta força que eu penso que ele vai saltar.' Luís




 'Eu tinha medo do escuro, mas para o vencer fechei-me no meu quarto, no escuro, e vi que não me fazia mal.' Marisol

 
'O medo é um sentimento forte que marca as pessoas. Ele fica na memória e no corpo.O meu pior medo é perder alguém como, por exemplo, um amigo ou a família. Posso vencer o medo pensando que sou mais forte do que ele e pensar sempre positivo.' Inês Miguel










'Eu já tive medo de cobras e no zoo peguei numa e já não tenho medo. Perdi o medo! O medo é uma coisa que tu tens na cabeça e que tens de enfrentar.' Beatriz Santos.





'O medo é um sentimento que nos faz ter pesadelos. Eu, no final do segundo ano, tive medo de subir ao palco, mas quando lá estava lembrei-me de coisas boas e correu tudo bem. Se voltar a acontecer já sei o que fazer.' Ana Beatriz.



Os medos das crianças


O medo faz parte da natureza humana. É um estado emocional importante, pois permite decidir se devemos enfrentar ou fugir de uma ameaça. Diante do medo das crianças, alguns pais censuram os seus filhos, outros tornam-se super protetores, outros ainda subestimam-nas e atuam, frequentemente, através de comportamentos inadequados.

Principais medos apontados pelos alunos:
- medo do escuro

- de filmes de terror
- de facas
- de sangue
- de fantasmas
- de ficar só
- de lutas onde resultam feridos graves


Como os pais podem ajudar diante do medo das crianças:

- não tratar as crianças como medrosas nem deixar que se sintam culpadas;
- deixar que se expressem, falem e perguntem sobre os sentimentos e as fantasias que os perturbam;
- estar presentes quando se manifesta o medo, de uma maneira calma e tranquila
- mostrar serenidade e evitar mostrar ansiedade, nem calma excessiva, para que nao assimilem sentimentos inadequados em relação ao medo;
- evitar comparações, cada criança tem o seu tempo e deve ser respeitado;

- nunca dizer : ' enfrenta o medo , tens que ser corajoso ' , isso empurra a criança diante do medo e poderá piorar o problema.


Concluindo: o ideal é ajudar a criança a identificar os medos perigosos dos não perigosos. O que se espera é que a criança aprenda a dominar os seus temores, e não ser dominados pelo medo. 
É bom lembrar que muitos dos medos são aprendidos, por isso, os pais devem ser um bom modelo na educação dos seus filhos.

 










Padrinhos e Madrinhas

Ainda inserido na receção aos alunos, esta atividade teve como objetivos acolher os novos alunos do primeiro ano e inseri-los no ambiente escolar, promover novas amizades, despertar o entusiasmo pela escola, apresentar o espaço fisico escolar.

  
O projeto Padrinho e Madrinha foi desenvolvido entre as turmas do primeiro e do quarto ano, ditados por um sorteio.


As atribuições do padrinho ou madrinha serão mostrar a escola, promover novas amizades, apresentar a equipa escolar, auxiliar os pequeninos nas tarefas. O Padrinho e Madrinha disponibilizam-se a acompanhar o novo aluno e ajudá-lo durante o período necessário à adaptação do aluno recém chegado.



O objetivo do projeto ' Padrinho e Madrinha ' da Escola da Lagarteira é aproximar os alunos e não deixar que fiquem sozinhos, evitando que percam o entusiasmo. Mostrar a escola, casas de banho, cantina e ainda proteger o novo colega durante o intervalo.

 






Receção aos alunos

O BAÚ DO CONTADOR: contador de histórias

No início do ano letivo, fomos recebidos com uma surpresa, a vinda à escola de um contador de histórias. 


Um contador de histórias é aquelas pessoa que conduz os ouvintes  numa viagem no tempo e no espaço. O nosso cérebro quando ouve uma história, se estiver devidamente cativado pelo contador, viaja e visualiza aquilo que nos é descrito ao longo do conto.



O público experimenta uma sensação de sonhar acordado, onde as mentes mais sujestionáveis vivem a aventura como se estivessem no conto. 


E foi isso que aconteceu, nessa tarde, na nossa escola.


O contador conseguiu captar completamente a nossa atenção com três livros que nos mostrou e nós lá fomos, viajando pela história e também participando nela. 


Esta foi a história mais engraçada e participativa que ele nos mostrou, porque quem a contou fomos nós.

 Achamos este livro espetacular!

Primeiro dia de aulas

Olá, estamos de volta para mais um ano letivo! Agora estamos no terceiro ano e chegamos todos muito animados e entusiasmados.
O processo de volta às aulas deve ser entendido como um ritual onde os alunos e professores voltam às suas atividades, ambos devem reintregar-se e adaptar-se à rotina diária que a aprendizagem requer.


Os docentes têm o cuidado de preparar as salas e corredores da escola selecionando frases, palavras ou imagens de boas-vindas, para o primeiro dia de aulas.

Palavras simples mas que dão as boas-vindas aos alunos, estimulam a integração, o carinho e a motivação para iniciar uma nova etapa.

Foi deste modo que fomos recebidos pela nossa professora.