sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dia de S.Valentim




Um imperador romano proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. O imperador acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo de nome Valentim, continuou a celebrar casamentos, cerimónias essas realizadas em segredo, contra as ordens do imperador.
A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Morreu a 14 de fevereiro do ano 270. O dia 14 de fevereiro, festa do santo, é considerado em muitos países, como o Dia dos Namorados. 







 Este é o mural que vai servir de fundo a parte do nosso trabalho.


" O rapaz que voou três vezes" de Álvaro de Magalhães

Esta foi a história lida e estudada esta semana na nossa sala.
É a história de um rapaz muito sonhador que, resolveu sair de casa para se casar com a bela princesa daquele reino. Ajudou-o nessa ambição uma pequena fada que ele salvara, a qual lhe concedeu o desejo de voar, embora apenas o pudesse fazer três vezes na sua vida.
E assim, de peripécia em peripécia, voando por cima das muralhas do castelo, acabou por casar com a sua amada.

Uma história simples, em que falamos da coragem, persistência e nunca desistir dos sonhos. A história foi também  o ponto de partida para as nossas mensagens de amor.

O que é o amor?
 




"É dar carinho à minha família e brincar com alegria. É dar beijos à minha família e estar em paz." (Santiago)






" O amor é o carinho dos pais. O amor é um presente." (Inês Susana)

" O amor é sentimento, alma, família e paz. O amor é fogo ardente, é o sol e o mar." (Henrique)




" O amor é uma coisa inquebrável.
O amor é família.
O amor é um coração cor-de-rosa.
O amor é beijinhos muito doces.
O amor é alegria.
O amor é amigos e paixão.
O amor é felicidade.
O amor é um pássaro da alma. " (Luís)

"O coração está cheio de um amor muito grande.
Amizade é o amor entre amigos. " (Diogo)



" O amor são abraços de amizade. O amor é a alma preenchida de paz." (Rafaela)

" As pessoas têm amor dentro do coração. O amor é a alma que mora no coração " (Letícia)




" O amor é o meu coração a bater feliz. " (Beatriz Sampaio)

" O amor são os abraços dos meus pais. " (Margarida)

" O amor é a alegria dos meus amigos. " (Francisco)

" O amor é um coração com alegria. O amor é felicidade em família. O amor é carinho e dar beijinhos. O amor é um sentimento de paz. O amor são os pais." (Beatriz Santos)




Com tiras de cartolina, dobramos e fizemos lindos corações.







Com os corações que saíram das nossas mãos, preenchemos a nossa árvore.









Com as mensagens escritas nos corações montamos um painel de mensagens alusivas ao amor, na sala.



Como amor é dar , oferecer, elaboramos um trabalho muito simples para oferecermos aos pais , fruto do nosso amor.

Recortamos corações em cartolina e folhas . Colamos as folhas no pau do chupa-chupa e colamos este no coração. 




Foi um trabalho simples mas que nos agradou muito.




Estamos prontos a oferecer aos nossos pais o fruto do nosso trabalho.





Amor é carinho, amizade, alegria, é dar beijinhos e abraços.

Os amigos abraçam-se...




E foi desta forma, alegre , bem-disposta que vivemos o dia de S.Valentim, que também é o dia do amigo, na nossa sala.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Jogo da Tabuada

No mês de janeiro, aprendemos a tabuada e a professora realizou connosco o jogo da tabuada. Espalharam-se os cartões em cima da mesa, em desordem, com as operações viradas para cima.










O jogador escolhe um cartão , deve dizer a operação em voz alta , e logo o resultado. Volta o cartão para confirmação do resultado.










 Se acertou, guarda o cartão e é-lhe atribuído um ponto. Se não, devolve o cartão à mesa, não tem pontos e dá a vez ao colega seguinte.





Os dois melhores grupos , com os melhores resultados foram estes.
Parabéns ! Os outros terão que continuar a esforçar-se. 




Estudo da Obra 'Uma flor chamada Maria'

Há flores e flores...
Se pedirmos aos alunos para desenharem uma flor, o mais provável é desenharem uma planta.
Se lhes pedirmos para desenharem a Maria, farão certamente uma menina.
E se lhes pedirmos para desenharem uma FLOR chamada MARIA ... aí , entra a imaginação...























Depois os alunos foram desafiados a observar e fazer a leitura da capa do livro  'Uma flor chamada Maria'.



E foi assim, que se lançaram as sementes para ouvirem a história.
Após lido o primeiro capítulo, foram à procura de palavras iniciadas com as letras do alfabeto.












Jogo do alfabeto
Uma das coisas mais importantes que as crianças precisam aprender é o alfabeto, assim, podem desenvolver a escrita e comunicar-se corretamente.
Mas, se aprendermos uma determinada atividade a brincar , fica muito mais fácil.

Foram distribuídos pelas crianças um cartaz correspondente às letras do alfabeto. Todos circulam na sala , ao som da campainha , os alunos colocaram-se por ordem alfabética. 



Todos os alunos continuaram a circular pela sala, ao som da campainha, param , o professor diz um nome , quem tiver a letra inicial , terá que dizer uma palavra que rime.















                                       Violeta rima com borboleta...




João rima com balão...







Outra vertente do jogo, o professor dizia uma palavra e o aluno dizia o antónimo. 



                                                         Sair/ entrar



Cair/levantar






Jogamos também com sinónimos. O professor dizia a palavra , o aluno o seu sinónimo.
Vencer/ganhar



tola/cabeça

Foi um jogo divertido de jogar , e onde aplicamos conhecimentos.

Onomatopeias:

Inserido ainda no estudo da Obra ' Uma flor chamada Maria ' estudamos as onomatopeias. Colocamos algumas num  cartaz. 












Assim, concluimos o estudo desta obra.