sábado, 15 de fevereiro de 2014
Dia de S.Valentim
Um imperador romano proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. O imperador acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo de nome Valentim, continuou a celebrar casamentos, cerimónias essas realizadas em segredo, contra as ordens do imperador.
Este é o mural que vai servir de fundo a parte do nosso trabalho.
"É dar carinho à minha família e brincar com alegria. É dar beijos à minha família e estar em paz." (Santiago)
Com os corações que saíram das nossas mãos, preenchemos a nossa árvore.
Foi um trabalho simples mas que nos agradou muito.
domingo, 9 de fevereiro de 2014
Jogo da Tabuada
No mês de janeiro, aprendemos a tabuada e a professora realizou connosco o jogo da tabuada. Espalharam-se os cartões em cima da mesa, em desordem, com as operações viradas para cima.
O jogador escolhe um cartão , deve dizer a operação em voz alta , e logo o resultado. Volta o cartão para confirmação do resultado.
Se acertou, guarda o cartão e é-lhe atribuído um ponto. Se não, devolve o cartão à mesa, não tem pontos e dá a vez ao colega seguinte.
Os dois melhores grupos , com os melhores resultados foram estes.
Parabéns ! Os outros terão que continuar a esforçar-se.
Estudo da Obra 'Uma flor chamada Maria'
Há flores e flores...
Se pedirmos aos alunos para desenharem uma flor, o mais provável é desenharem uma planta.
Se lhes pedirmos para desenharem a Maria, farão certamente uma menina.
E se lhes pedirmos para desenharem uma FLOR chamada MARIA ... aí , entra a imaginação...
Depois os alunos foram desafiados a observar e fazer a leitura da capa do livro 'Uma flor chamada Maria'.
E foi assim, que se lançaram as sementes para ouvirem a história.
Após lido o primeiro capítulo, foram à procura de palavras iniciadas com as letras do alfabeto.
Jogo do alfabeto
Uma das coisas mais importantes que as crianças precisam aprender é o alfabeto, assim, podem desenvolver a escrita e comunicar-se corretamente.
Mas, se aprendermos uma determinada atividade a brincar , fica muito mais fácil.
Foram distribuídos pelas crianças um cartaz correspondente às letras do alfabeto. Todos circulam na sala , ao som da campainha , os alunos colocaram-se por ordem alfabética.
Todos os alunos continuaram a circular pela sala, ao som da campainha, param , o professor diz um nome , quem tiver a letra inicial , terá que dizer uma palavra que rime.
Violeta rima com borboleta...
João rima com balão...
Outra vertente do jogo, o professor dizia uma palavra e o aluno dizia o antónimo.
Sair/ entrar
Cair/levantar
Jogamos também com sinónimos. O professor dizia a palavra , o aluno o seu sinónimo.
Vencer/ganhar
tola/cabeça
Foi um jogo divertido de jogar , e onde aplicamos conhecimentos.
Onomatopeias:
Inserido ainda no estudo da Obra ' Uma flor chamada Maria ' estudamos as onomatopeias. Colocamos algumas num cartaz.
Assim, concluimos o estudo desta obra.
Subscrever:
Mensagens (Atom)