domingo, 17 de novembro de 2013

Escrita na Palma da Mão













Na quinta - feira, de tarde, todos nós estávamos muito agitados, pelo que, a nossa professora desafiou-nos a ouvir o silêncio...
A princípio não compreendemos muito bem o que ela queria. Depois, deitamos as cabeças na mesa, sossegamos, respiramos fundo e escutamos...

Passado um bom bocado, a professora lançou a pergunta: O que é o silêncio?

Eis algumas das nossas respostas:








Depois, para nosso espanto, veio uma nova pergunta: De que cor é o silêncio?









' o silêncio é branco como a paz ' 



' o silêncio é cinzento como o tempo '






Gostaram das nossas frases? Afinal, apesar de novos, também sabemos pensar e filosofar!

Ficou assim o nosso painel.



Como professora, espero poder ajudar através destes trabalhos a estimular a curiosidade, o conhecimento dos valores e sua integração no dia-a-dia, o respeito pelos outros, estimular e criar laços de afecto, participação e responsabilidade, levando assim todas as crianças a construírem-se como pessoas.


Ciências Experimentais

Qual será o sabor? 

Na turma estivemos a falar sobre os sabores dos alimentos de que mais gostamos.
Falamos no limão, no açúcar, até que surgiu a questão: 

Se adicionarmos o sabor de um alimento a outro, o sabor altera-se?

Surgiram diversas opiniões, pelo que fomos experimentar.



Materiais: 
-água
-açúcar
-sal
-limão
-chá
-copos
-colheres
-palhinhas
-folha de registo

Como fizemos:
1-Legendamos os copos com água com açúcar, água com sal, sumo de limão sem açúcar, sumo de limão com açúcar, chá sem açúcar, chá com açúcar .




 

2- Preparamos as bebidas indicadas, medindo o açúcar e o sal com uma colher.
3- De seguida, todos os alunos, utilizando uma palhinha individual, provaram as bebidas.












No final, conversamos sobre as previsões previamente feitas por eles.
E verificamos, que não se tinham enganado muito.

Preencheram uma grelha de verificação após provarem o respectivo sabor. 





Como conclusão, verificamos através desta experiência, cada alimento tem o seu sabor.
Mas, o sabor de um alimento fica diferente/alterado quando misturado com o sabor de outro alimento.

Para terminar, fizemos o registo gráfico e escrito da experiência realizada.







quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Experiências

Ver, tocar e saborear.

O nosso contacto com o mundo é feito através dos sentidos: visão, audição, gosto, tacto, e olfato.
Os cinco sentidos ajudam o nosso corpo a perceber o que nos rodeia. Para isso, fizemos uma pequena experiência, na sala, envolvendo os órgãos dos sentidos.




Materiais:
-sal
-açúcar
-laranja
-chocolate amargo
- maçã
-café
-álcool

Como fizemos:

1- tapamos os olhos com uma venda
2- com as mãos um colega nosso apalpa os materiais e tenta adivinhar o que são









Descobrimos que através da nossa pele conseguimos sentir as coisas!
Quando isso acontece, estamos a utilizar o sentido do tato.



Depois,
1 - pedimos a um colega que aproximasse cada produto do nariz
2- o nosso amigo, tentou adivinhar, a partir do cheiro, os produtos escondidos






A nossa colega através do cheiro descobriu o café, o álcool mas teve muita dificuldade em distinguir o copo que continha sal do copo que continha açúcar, apenas pelo cheiro.





1- com a ajuda do dedo, o nosso colega colocou alimentos na boca e tentou adivinhar o nome desses alimentos que estava a provar, dizendo se o sabor era doce, amargo, salgado ou ácido.






Através da nossa língua, conseguimos saborear as coisas, e o nosso colega facilmente descobriu qual era o sal e o açúcar.





Foi uma experiência divertida onde concluímos que com os olhos vemos as cores, com a língua sentimos os sabores, com a pele sentimos o calor e o frio, o duro e o macio, com o nariz sentimos os cheiros e com os ouvidos ouvimos as nossas próprias vozes.
Adoramos a aula de hoje.