quinta-feira, 30 de maio de 2013

A brincar com as palavras

A propósito da leitura do poema "Segredo" de Miguel Torga, perguntei aos meus alunos o que é para eles um segredo. Eis algumas das respostas:
" - É uma coisa que não se conta
- Um segredo nunca se pode dizer
- Para mim, é não contar o segredo e guardá-lo
- Um segredo é quando as pessoas me contam e eu não posso dizer a ninguém"
A seguir, perguntei-lhes : " Qual a cor de um segredo?"
"- O segredo é vermelho porque é proibido contá-lo
- É preto para ninguém o saber
- É cor de rosa porque me anima
- É azul porque me faz sorrir
- O segredo é transparente " 











Conta-me um conto ...

Outro dia, inserido no PNL, a professora contou-nos  a história popular portuguesa " O coelhinho branco" .



Gostamos imenso das imagens pois estavam exageradas o que nos fizeram rir.
De seguida, falamos sobre a história, o valor da coragem e de não ter medo das dificuldades.
O que interessa é tentar e nunca desistir.
Depois, preenchemos uma ficha de leitura.


Fizemos o reconto oral da história e fizemos a ilustração da parte que mais nos agradou










No outro dia, fizemos um texto coletivo sobre o coelho, onde aprendemos muitas coisas acerca deste animal.
Vocês sabiam que os dentes dum coelho estão sempre a crescer por isso ele tem que estar sempre a roer ?







quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ensino Experimental das Ciências

Flutuação em Líquidos
Etapas de exploração da actividade:
- mostrar recipiente transparente com água
- perguntar : o que acontecerá se colocarmos num recipiente com água estes objectos?
-barco de papel
- colher de metal
- colher de plástico
- rolha
-afia
-batata
- clipe
As opiniões dos alunos foram registadas numa grelha adequada. Uns disseram que iam afundar , outros que iam flutuar.
De seguida, realizamos a experimentação e a observação do que realmente acontece.












Após a verificação do que realmente acontece a cada um dos objectos, foram registar numa ficha.


A conclusão tirada é que há objetos que flutuam na água e outros não. 





quarta-feira, 15 de maio de 2013

Maio IV

Conta -me um conto....




Hoje a professora leu-nos a história "Quando me sinto ... FELIZ!"

E depois, falamos sobre o que é ser feliz, dissemos frases que foram escritas no quadro e resultaram no seguinte texto:

Sou feliz quando...

Brinco com os amigos.
Sopro dentes de leão e sonho.
Canto com as amigas.
Toco xilofone em casa da avó.
Vou ao piquenique com a família.
Brinco com a minha cadela.
Tomo conta do meu gato.
Estou com a família.
Vou à piscina.
Como um gelado com a tia.
Corro atrás das galinhas da avó.


Ser feliz é bom porque as pessoas gostam de nós!

Texto coletivo 1º E










segunda-feira, 6 de maio de 2013

Maio III

Trabalho do dia da Mãe.- Cestos para molas de roupa 

Este ano, os alunos foram convidados a trazer de casa garrafões de água vazios. Os mesmos foram cortados a meio e decorados.



Os alunos recortaram flores em material EVA e decoraram os seus trabalhos segundo o seu gosto pessoal, alguns preferiram pintar.








Concluído o trabalho, a professora fez os furos no garrafão e foram enfiados cordéis coloridos para formar as pegas do cesto e foram lá colocadas uma dúzia de molas. 

Não ficou um trabalho engraçado? Nós gostamos de o fazer! Fizemos também um poema coletivo no quadro que foi copiado para um postal que cada um decorou. 








Os postais foram guardados nos envelopes que se vêem em cima. Esperamos que os Encarregados de Educação tenham gostado. 



sexta-feira, 3 de maio de 2013

Maio II

Horta Pedagógica 

Em Março, semeámos favas, ervilhas, grão-de-bico, feijão e milho.
Derivado ao mau tempo que se verificou, muitas das plantas não nasceram pelo que, voltámos novamente a semear grão e feijão.
Mas algumas plantas nasceram! 


Ora vejam lá ... 


               favas


          não são grandes ?


                        feijão

    


tivemos que semear mais grão pois não nasceu 




 plantas aromáticas 



















espinafres .

vamos continuar a regar para ver se os produtos semeados nascem.