quarta-feira, 24 de abril de 2013

Abril VII

Sudoku para crianças

sudoku 4x4 - começamos com um sudoku muito fácil, constituído por 4 blocos de 4 quadrados cada.
O objetivo é colocar os números de 1 a 4 em cada coluna , em cada linha e em cada bloco sem repetições. 



Não envolve operações matemáticas mas ajuda a desenvolver as suas capacidades de raciocínio e de concentração. 


       É o prémio do apoio ao estudo para quem é rápido a fazer os TPC.


                                                 Eles adoram fazer !  







Abril VI


Resolvemos comemorar a chegada da Primavera com a pintura de frascos de iogurte e a elaboração de flores em cartolina. 












segunda-feira, 15 de abril de 2013

Abril V

Da semente à planta

Passados uns dias, fomos à horta semear as nossas sementes. 

Semeámos feijão, grão, ervilhas, lentilhas e milho. 





Agora, é só regar e esperar que elas nasçam e cresçam.




Abril IV



Ciências Experimentais

Da Semente à Planta é a temática, no âmbito do trabalho em Ciências, incluindo o experimental, que durante o mês de Abril vai ser explorada em sala de aula.



Deste modo, foi pedido a cada aluno que:

1. através do desenho representasse o que para ele era uma semente;

2. descrevesse a ideia que tem sobre uma semente.

Após a realização do desenho e da respectiva descrição do que é uma semente, foi feito um levantamento/resumo das ideias expressas pelos alunos.


Para estes alunos, uma semente é…


- é uma coisa que com a sua força consegue fazer nascer uma planta;
-  uma planta porque da semente é que nasce uma planta;
-  uma planta que vai crescendo ao longo do tempo;
- o que faz crescer uma planta; 


A actividade teve como propósitos/finalidades:

-Reconhecer a existência da diversidade de sementes e distingui-las em função de algumas das suas características (cor, forma, tamanho e textura).

Para implementação da actividade prática em sala de aula houve necessidade de se arranjar diferentes tipos de sementes e de as colocar ao alcance dos alunos, para que eles as pudessem manusear, sentir e ver.

Os alunos tinham de identificar critérios de agrupamento das diferentes sementes; fazer grupos de acordo com esses critérios e registá-los em folha elaborada para o efeito.






No final da actividade prática foi realizado um cartaz, que se encontra exposto na sala de aula, com as sementes coladas segundo os critérios encontrados. 



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Abril III

No dia 8-4-13 , por sugestão do livro de leitura do 1º ano perguntei às crianças o que é para elas um sonho.
Acabamos por construir um pequeno poema com as frases ditas por elas.

Um sonho é ...

* magia ( Henrique)
* uma bola de futebol ( Santiago)
* comer um gelado (Beatriz Sampaio)
* passear ... (Rafael)
* uma bola de basquetebol (Sandro)
* ser uma fada ( Ana Rita )
* ser uma princesa (Rita)
* ser uma bailarina como as borboletas (Liane)
* que o mundo seja feliz (Luís)

Conta-me ..... um conto !


Conta-me.....um conto é um projeto da turma inserido no PNL (Plano Nacional de Leitura) que consiste na leitura de um conto pela professora, na sala de aula e posterior interpretação.Há sempre um guião de leitura a preencher pelas crianças.No fim de semana as três crianças com melhor comportamento levam os respectivos livros para casa, a fim de os partilhar com os pais e fazer em conjunto a respectiva ilustração. Eis alguns exemplos.

                                       



Eu apresentei aos alunos um livro com a capa completamente tapada e perguntei-lhes de que falaria o livro. Houve imensas sugestões, até que alguém disse : "Uma girafa!". Destapei parte da capa onde se lia parte do título. Perguntei-lhes novamente o que comeria a girafa? Algumas dessas respostas foram escritas no quadro. Por fim, destapei completamente a capa e falamos sobre a girafa. Após a leitura da história preencheram um guião de leitura.


                                      










Abril II



Trabalho realizado no âmbito da reciclagem.
Para tal utilizamos tampinhas plásticas de garrafas. Eis o resultado.